A disputa entre os candidatos tem sido acirrada
As eleições municipais em São José dos Pinhais, a maior cidade da região metropolitana de Curitiba, estão se aproximando e os pré-candidatos à prefeitura intensificam suas atividades nas redes sociais. Este ano, a eleição será marcada pelo inédito segundo turno, resultado do crescimento do eleitorado que agora soma 222.701 pessoas, 11 mil a mais do que em 2022. A seguir, uma análise do desempenho dos principais concorrentes nas plataformas digitais, com foco no Facebook e Instagram.
Geraldo Mendes (União Brasil)
Geraldo Mendes, deputado federal pelo União Brasil, tem se destacado no Instagram, onde obteve um crescimento de 34% no número de seguidores, atingindo a marca de 12.855. As interações no Instagram somaram 10.920, com publicações focadas em saúde, educação e parcerias políticas, gerando grande engajamento. No Facebook, onde possui 19.913 seguidores, o aumento foi de 17%, acumulando 6.478 interações. As postagens sobre políticas públicas e iniciativas educacionais têm se mostrado particularmente eficazes para o pré-candidato.
Nina Singer (DEM)
A prefeita atual, Nina Singer, do DEM, também registrou um aumento expressivo em suas redes sociais. No Instagram, seu crescimento foi de 16%, alcançando 24.168 seguidores e um total de 31.590 interações, incluindo reações, compartilhamentos e comentários. O Facebook da prefeita, com 24.840 seguidores, viu um impressionante crescimento de 110% nas interações, totalizando 4.804 reações. Seus posts sobre obras de infraestrutura, orgulho local e aspectos de sua vida pessoal são os que mais ressoam com seu público, refletindo um engajamento robusto e consistente.
Wilson Cabelo (PT)
O vereador Wilson Cabelo, representando o PT, teve um desempenho notável no Instagram em termos de engajamento, apesar de manter seu número de seguidores estável em 1.666. O aumento de 48% no engajamento é atribuído a suas postagens críticas e de denúncia, somando 1.000 interações. Contudo, a análise de seu desempenho no Facebook não foi possível, pois seu perfil é privado. As postagens do vereador que mais atraem interações abordam saúde pública, reuniões organizativas e críticas à administração atual, destacando-se por seu tom combativo e engajado.
Ronaldo Vaccari (PMB)
Ronaldo Vaccari é comunicador, empresário e proprietário de um canal de televisão aberta de São José dos Pinhais. Apesar de ser uma figura pública na cidade, pouco tem divulgado sua pré candidatura nas edes sociais, conta com 1012 seguidores no Instagram e 285 no facebook, porem seus eleitores aguardam com expectativa o desenrolar dessa nova fase política na cidade, enquanto acompanham de perto os próximos passos de Ronaldo Vaccari e seus concorrentes na corrida pela prefeitura.