Tem frente fria chegando ao Paraná

Hora de tirar a japona do armário, veja quando começa e até quando vai a primeira massa de ar frio do ano

A primeira massa de ar frio de 2025 chega ao Paraná neste fim de semana, trazendo temperaturas mais baixas e ventos gelados, mas sem frio extremo. Já nesta sexta-feira (4), os termômetros registraram marcas menores do que nos últimos dias, indicando a mudança no clima.

Em Curitiba, a queda foi perceptível nesta quinta, com máxima de 24°C e céu nublado, sem probabilidade de chuva. No sábado (5), a temperatura não deve passar dos 16°C, enquanto no domingo (6) a máxima chega a 18°C. As mínimas devem variar entre 12°C e 13°C, mas o tempo segue seco. Durante a próxima semana, a tendência é de temperaturas amenas na capital, com máximas entre 20°C e 23°C.

Segundo o Simepar, o tempo deve ficar instável até quarta-feira (9), com pancadas de chuva em boa parte do estado. Já na quinta-feira (10), o clima volta a ficar estável, com amanhecer ameno e tardes mais quentes, especialmente nas regiões norte e noroeste, onde as máximas podem chegar a 28°C.

Previsão de 2025

Entre 20 de março e 20 de junho 2025, quando o outono acaba, a temperatura média do ar ficará ligeiramente acima da média, e um pouco mais amena do que a temperatura do outono do ano passado no Paraná. Isso porque em 2024 as chuvas foram muito irregulares, e as temperaturas no Paraná ficaram até 2,5°C acima da média em todo o Estado, com exceção do Litoral.

“No outono de 2025 será natural a ocorrência de variações bruscas na temperatura do ar em períodos curtos, com registro de períodos quentes. Também faz parte da climatologia da estação o registro de veranicos, ou seja, vários dias consecutivos sem ocorrência de chuva, a formação de nevoeiros e a ocorrência de geadas nas regiões mais altas do Estado como Sudoeste, Sul, Centro Sul, sul dos Campos Gerais e da Região Metropolitana de Curitiba, principalmente no final da estação”, detalha Reinaldo Kneib. O outono também tem como característica no Paraná a ocorrência de noites e manhãs frias e aumento da amplitude térmica.

Últimas postagens: