Mudanças ocorreram a partir de domingo
Com previsão de reviravoltas repentinas do tempo em poucas horas, o final da manhã desta sexta, 9, foi marcado pela presenças de rajadas de até 32 quilômetros por hora em Curitiba. Na região do Ahú, em alguns momentos, o vento chegou a ‘assoviar’ mais forte e fazer pequenos redemoinhos. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas de temporais para o Paraná, sendo dois da cor laranja e um amarelo.
Na escala de perigo, a cor laranja indica que a região em alerta poderá ser afetada por fortes ventos. Está previsto chuva de grande volume, entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Os ventos intensos podem chegar a 100 km/.
O alerta prevê risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas nas regiões Metropolitana de Curitiba, Centro Ocidental Paranaense, Noroeste Paranaense, Oeste Paranaense, Sudeste Paranaense, Norte Central Paranaense, Norte Catarinense, Centro-Sul Paranaense, Centro Oriental Paranaense, Sudoeste de Mato Grosso do Sul, Leste de Mato Grosso do Sul. Veja aqui.
O outro alerta laranja atinge a região Oeste, Sudeste, Sudoeste e Centro-Sul do Paraná. Veja aqui
A sexta-feira deve ser de tempo quente no Paraná. Segundo o Simepar, as temperaturas passam dos 30 °C nas faixas oeste, norte e litorânea.
A partir da tarde, com o avanço da frente fria em direção ao território paranaense, uma linha de instabilidade deverá se aproximar a partir das áreas oeste e sul do estado.
Com isso, são esperadas fortes tempestades acompanhadas de intensas rajadas de vento, especialmente, no Centro-Sul, Sudoeste, Oeste e Noroeste