Menino de 8 anos morre no Paraná após infecção entrar por machucado no joelho

O caso causou grande comoção

A morte de Guilherme Aparecido Rodrigues dos Santos, de 8 anos, gerou grande comoção em Apucarana, no norte do Paraná. Ele faleceu na sexta-feira (23) após desenvolver uma infecção grave causada pela bactéria Staphylococcus. A informação foi confirmada neste sábado (24) pela prefeitura do município, que emitiu uma nota de pesar.

De acordo com relatos médicos repassados à família, a bactéria teria entrado no organismo por meio de um machucado no joelho, evoluindo rapidamente para um quadro de septicemia, uma infecção generalizada.

A bactéria

Apesar de ser comum, a infecção por Staphylococcus pode se tornar muito grave rapidamente, especialmente em crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade. A bactéria pode viver na pele ou nas mucosas das pessoas sem causar problemas. No entanto, em algumas situações, ela pode provocar infecções desde as mais leves até quadros graves e até fatais, como a septicemia (infecção generalizada).A bactéria pode entrar no corpo por meio de cortes, feridas, picadas de inseto ou cirurgias. No ano passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde emitiram um alerta sobre a Staphylococcus. O aviso é para que os hospitais reforcem as medidas de prevenção e controle de infecção, como a higiene das mãos, o isolamento de pacientes infectados e o uso correto de antibióticos.