Litoral do Paraná tem surto de virose

Saiba como prevenir e tratar

Os casos de viroses amentaram consideravelmente na última semana no Litoral do Paraná. Com isso, a região entrou em surto de virose que, segundo especialistas, ocorre quando duas ou mais pessoas apresentam, em determinado período de tempo, sinais e sintomas similares.

Para se ter ideia do aumento de casos, entre 1º e 3 de janeiro, Matinhos e Guaratuba registraram 728 e 760 casos, respectivamente. A Secretaria de Saúde do Paraná (SESA) ainda não divulgou os números atualizados, com dados dos demais municípios do Litoral. A matéria será atualizada assim que novas informações oficiais forem divulgadas.

Sintomas das viroses

Chamadas popularmente de viroses, as infecções que acometem o trato gastrointestinal também podem ser causadas por bactérias e, mais raramente, por protozoários. Entre os sintomas descritos estão dores abdominais, vômito, diarreia e, em alguns casos, febre.

O tratamento consiste na busca pelo alívio dos sintomas, repouso e principalmente hidratação, já que se perde muito líquido com os vômitos e a diarreia.

Cuidados

Para evitar a contaminação, é recomendada atenção ao consumo de água, bebidas e alimentos de procedência desconhecida, além da higienização constante das mãos.

utro ponto de atenção é a qualidade da água do mar ou dos rios, que deve ser própria para banho.

Veja aqui os 19 pontos impróprios para banho nas praias do Litoral do Paraná.