Paraná é o terceiro estado com mais casos de racismo e injúria racial no Brasil

Estado registra cinco ocorrências por dia; ontem houve audiência sobre caso que teve como vítima o jornalista Franklin de Freitas

O Paraná é o terceiro estado com mais casos de racismo e injúria racial no Brasil. É o que revelam dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, os quais apontam que uma média de cinco crimes envolvendo esse tipo de discriminação são registrados por dia no estado, sendo que este tipo de ocorrência que está em alta, em inclusive. E o dia de ontem foi emblemático para a causa antirracista, já que ocorreu, na 4ª Vara Criminal de Curitiba, a audiência de instrução e julgamento do caso que teve como vítima o jornalista Franklin de Freitas, editor de fotografia do Bem Parana.

De acordo com os dados do Anuário, em 2023, último ano com dados disponíveis, o Paraná registrou um total de 1.954 casos de racismo e injúria racial. Os dois crimes, embora tenham tipificações diferentes, foram equiparados em 2023 e apresentam desde então a mesma pena: reclusão de dois a cinco anos, além de multa, sendo que não é cabível fiança e esse tipo de crime também é imprescritível.Em todo o Brasil, naquele mesmo ano, haviam sido registrados 25.507 crimes de teor racista. E entre todas as unidades da federação, apenas Santa Catarina (com 3.170 registros) e Rio de Janeiro (2.911) registraram mais ocorrências que o Paraná.