Mais de 4 mil pessoas serão impactadas pelas apresentações em Curitiba e Paranaguá; escolas destacam importância da vivência artística na formação infantil
A 4ª edição do Festival Infantil “Era uma vez… Eram duas, eram três” segue encantando o público com releituras de clássicos da literatura mundial adaptadas à cultura brasileira. Mais do que entreter, o projeto reafirma o papel transformador da arte ao alcançar milhares de estudantes da rede pública e de instituições filantrópicas que acolhem crianças em situação de vulnerabilidade social e promovem a defesa de seus direitos. As apresentações acontecem com entrada gratuita no Teatro Bom Jesus, em Curitiba.
Ao longo de 2025, o festival receberá mais de 4 mil pessoas na cidade de Curitiba. A temporada de apresentações, que começou no último mês de abril e se estende até outubro, vai movimentar diversas instituições de ensino da capital paranaense, entre elas Leoncio Correia, Ermelino de Leão, Instituto Menino Jesus e Lar Mãe Maria.
“O Festival ‘Era uma vez.. eram duas, eram três’ foi uma experiência incrível e importantíssima para as crianças. Infelizmente a cultura é algo muito caro em nosso país, e muitos alunos nunca tinham ido ao teatro, pois fica inviável para uma família toda fazer essa programação. Todos se divertiram muito e amaram a experiência” conta a diretora da Escola Ermelindo Leão, Patrícia Marina Andrade. Ela também destaca o impacto pedagógico da ação: “Assistir a um espetáculo ao vivo oferece às crianças uma vivência rica e multifacetada, que vai muito além do entretenimento. Essa oportunidade contribui para o desenvolvimento emocional, cognitivo, social e cultural dos pequenos”.
Os espetáculos, apresentados mensalmente, adaptam narrativas consagradas como “Pinóquio”, “O Mágico de Oz”, “A Bela e a Fera”, “Peter Pan”, “Alice no País das Maravilhas” e “O Flautista de Hamelin” para contextos mais próximos da realidade local. A companhia Cia Abração, responsável pelas montagens, utiliza elementos como o fandango, a viola caipira e referências culturais brasileiras para aproximar ainda mais o público das histórias. A execução dos espetáculos conta com mais de 150 pessoas envolvidas entre artistas, produtores e equipe técnica, um quadro técnico altamente capacitado, para garantir uma experiência única e inesquecível para as famílias.
A diretora criativa da Guanabara Produção Cultural, Carolina Montenegro, destaca que a proposta do festival é fazer com que os estudantes se identifiquem com os personagens e diálogos. Temas como diversidade, inclusão, educação, tecnologia e sustentabilidade são trabalhados. “Acreditamos no poder do teatro como ferramenta de transformação social. Ao abrir as portas para crianças de escolas públicas, o festival cumpre sua missão de democratizar o acesso à arte e formar novas plateias”, destaca.
Confira a agenda completa do festival “Era uma vez…Eram duas…Eram três” na cidade de Curitiba:
• O Mágico de Oss: 25 e 26 de abril – JÁ REALIZADO
• A Bela e a Fera: 9 e 10 de maio – JÁ REALIZADO
• Pinóquio: 6 e 7 junho
• Alice no País das Maravilhas: 8 e 9 agosto
• Peter Pan: 26 e 27 setembro
• Flautista de Hamelin: 17 e 18 outubro
Serviço:
Festival Era uma vez…Eram duas…Eram três
Quando: Todas as sextas e sábados
Local: Teatro Bom Jesus (Rua 24 de Maio, 135 – Centro)
Retire seu ingresso na plataforma Sympla: www.sympla.com.br
A 4ª edição do Festival Infantil “Era uma vez… Eram duas, eram três” conta com produção e idealização da Guanabara Produções Culturais com apoio da Montenegro Produções Culturais por meio de Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio master das empresas: TCP, Havan, Sideral Linhas Aéreas e Cattalini. Realização do Ministério da Cultura e Governo Federal. Para mais informações, acesse o site https://montenegroproducoes.com/.